Titulo
Por: Adriano Rocha

Eixo portal

A solução para deixar aquela incoveniente carcaça do diferencial longe dos enroscos da trilha.

Se você tem o costume de fazer trilha, certamente já se sentiu incomodado com o diferencial que fica, inconvenientemente, parecendo uma bola saliente embaixo do jipe. Nos veículos com eixo rígido, a carcaça do diferencial é o ponto mais baixo – portanto, mais próximo ao chão – e é o que, na maioria das vezes, agarra em um obstáculo.

Não é de hoje que isso é um problema e, também, não é de agora que existe uma solução para isso. A resposta para esse inconveniente é o eixo portal, que muitos conhecem por equipar os caminhões Unimog.

Eixo portal

Os eixos portal são uma tecnologia onde o tudo do eixo está acima do centro da roda. Na ponta do eixo, unindo o eixo ao cubo da roda, existe uma caixa de engrenagens. Em comparação com os eixos rígidos normais, o uso do eixo portal dá ao veículo uma maior distância ao solo, já que, tanto o tubo do eixo quanto a carcaça do diferencial ficam em um local mais alto. O aumento do vão livre já é uma grande vantagem, mas o uso de eixo portal ainda traz outro benefício. Como a transferência do torque na ponta do eixo se dá por engrenagens, é possível usar, por exemplo, relações mais reduzidas que compensem o uso de pneus maiores.

A redução nas engrenagens no cubo da roda faz com que o torque afete menos os componentes do drivetrain. Com isso é possível, inclusive, usar um diferencial menor, o que aumenta ainda mais a distância ao solo. Além disso, câmbio, caixa de transferência e eixos cardãs podem ser mais leves.

Eixo portal

Mas nem tudo são flores. O uso de eixo portal traz alguns inconvenientes. Como eles exigem um conjunto de engrenagens no cubo de roda, há um aumento considerável do peso não suspenso o que exige, pelo menos, suspensão e freios mais robustos. Além disso, em velocidades mais altas, o conjunto do cubo com engrenagens pode superaquecer.

Hoje em dia, algumas empresas oferecem kits que transformam eixos normais em portais, onde o conjunto de engrenagens é aparafusado na ponta do tubo do eixo. De toda forma, usando estes kits ou substituindo o eixo completo, você deve estar financeiramente disposto. Uma transformação dessa não sai barato, mas com certeza, seu jipe será outro.

Eixo portal

.

COMENTÁRIOS Comente