Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Roteiros > Pico dos Marins
Pico dos Marins
Texto e fotos: Debora Manzano Oller

A região de Piquete, Lorena, Cruzeiro e Cachoeira Paulista, próxima da fronteira de São Paulo com Minas Gerais, é rica em trilhas leves, que servem também como caminho para muitas casas, vilarejos e fazendas. O Pico dos Marins é bem conhecido na região. Há trilhas de off-road e trekking para alcançar o seu cume.

Conforme a trilha começa, já encara-se algumas subidas fáceis. Depois começa o trecho pedregoso e íngreme, em compensação o visual é de arrebatar. Depois de 10 km de estrada, aparece o Pesqueiro Vale das Trutas. Um lugar calmo e gostoso para fazer uma parada, bater papo, molhar a garganta e até pescar.

Mais adiante, aparece o vilarejo do Pico dos Marins, também um local agradável, com pessoas hospitaleiras. Em qualquer bar é possível encontrar a velha Tubaína, ainda em sua garrafa de cerveja. Saindo do Vilarejo à direita, segue-se para o Poço do Cuiá. Local tranqüilo para passar o dia apenas nadando nas águas e cachoeiras do rio. E à esquerda chega-se a Marmelópolis. Seguindo à esquerda, 4 km à frente, tem a entrada para o Pico dos Marins, onde no meio do caminho já começa a descida. Seguindo-se as placas, chega-se ao pé do Pico. É só deixar o carro, contratar um guia por ali mesmo e começar o trekking.

Mas voltando para a nossa trilha levíssima... Ainda tem também uma Ranchonete, um lugar muito tranqüilo para fazer uma outra parada. Mas para chegar até lá é necessário sair da trilha por 1 km, até a indicação da placa para a entrada da Ranchonete.

Depois de voltar à trilha, o fim é muito calmo. A trilha termina na rodovia Lorena-Itajubá (BR-459). À direita, é possível ir para Delfim Moreira e Itajubá, à esquerda, volta-se para Piquete e Lorena.
>> Planilhas
Clique aqui para ver como chegar ao início do roteiro e imprimir a planilha

 

 

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos