Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
 
Abertura > Roteiros > Dunas do Paraopeba
Andando nas areias do Paraopeba em Minas Gerais

Você já pensou em andar em areia, como se estivesse na praia, bem no interior de Minas Gerais? Esta é nossa sugestão de roteiro: uma área de areia na margem do Rio Paraopeba, próximo à Brumadinho. Ideal para "brincadeiras" off-road, a Cachoeira de Tocas, localizada no povoado de mesmo nome, é formada por uma grande estensão de areia as margens do Rio Paraopeba. Lá é possível testar a habilidade de pilotagem em terrenos arenosos e ainda se deliciar com a porção de peixe oferecida em um bar que fica localizado do outro lado do rio, onde só possível chegar através de pequenas canoas que fazem a travessia.

O percurso para se chegar ao Paraopeba, é bem leve. Formado por estradas de terra, o roteiro é ideal para um passeio de um dia, existindo ainda a possibilidade de se hospedar para um fim de semana - em Casa Branca ou Moeda - ou acampar no local.

O início do roteiro é na BR-040, saída para o Rio de Janeiro, no Posto Chefão (10 km de BH). Partindo de lá, o caminho segue pela estrada para Casa Branca onde já se pode começar a curtir o visual do Parque Estadual do Rola Moça, que tem seu ponto alto no km 6.8, onde um mirante mostra a noção exata das montanhas de Minas. Após 12 km, chega-se à Casa Branca, a primeira vila de uma série que vai fazer parte de todo o roteiro. Mais a frente - km 23 - é a vez de cruzar a Vila Córrego do Feijão e, no km 38 a Vila Melo Franco. A maioria destas vilas fazem parte do Município de Brumadinho, inclusive, o Povoado de Aranha, local de nosso destino, situado na encosta da Serra dos Três Irmãos.

O caminho de volta totaliza aproximadamente 30 km de estradas de terra até a cidade de Moeda. Algumas igrejas antigas, como a Igreja de Santana (1735), fazem parte do cenário até Belo Vale onde, com um pouco de tempo, pode-se dar um passeio pelas atrações como a Fazenda Boa Esperança (6 km), Igreja de São Gonçalo e o Museu do Escravo. De Belo Vale até Moeda são mais 10 km de estradas de terra chegando ao fim do roteiro.

Distância total:

Trecho 1: 43,8 km
Trecho 2: 39,3 km
Nível: Leve
Resumo:
Passeio leve por estradas de terra que levam a uma área de dunas de areia na margem do Rio Paraopeba


O início da planilha é no Posto Chefão que fica na BR-040. Saindo de Belo Horizonte, em direção ao Rio de Janeiro, o posto fica a aproximadamente 10 km à direita da rodovia.


Trecho 1
Posto Chefão / Rio Paraopeba

Trecho 2
Rio Paraopeba / Moeda

Planilhas levantadas
usando equipamentos

Comente este roteiro

 

 

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos